fa Biblioteca Pastor Virgílio Faria

Sobre a Biblioteca

O sistema educacional brasileiro nos últimos 20 anos sofre mudanças acentuadas relacionadas à dinâmica de ensino e seus conteúdos administrados em sala de aula. Sendo assim, para atender as exigências do mercado nacional e internacional, que uma vez voltado ao novo paradigma social: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. E nessa sociedade têm como sua matéria prima a INFORMAÇÃO, que é a impulsionadora dos bens de consumo, e herdeira das demais sociedades industriais é voltada para as seguintes questões:

Nesse novo contexto surge então, o sistema educacional brasileiro deverá criar um novo perfil de profissionais, com características distintas das demais sociedades antecessores a essa:

Com todas essas mudanças, o comportamento diante desses disparates sociais também sofre mudanças bruscas. Para corresponder a esse novo mercado nacional e internacional, o Brasil também se adequou, com a construção de dois documentos que favorecem a essas mudanças: O Livro verde e o Livro Branco. Ambos os documentos foram lançados no ano de 2000, no Senado Federal com intuito de traçar as diretrizes brasileiras na absorção das novas tecnologias surgidas na ocasião e diluir as exigências internacionais nesse novo mercado brasileiro em constante crescimento, uma vez, que nessa mesma década, o Brasil consegue atingir a estabilidade econômica com o Plano Real.

Uma das exigências descritas nesses dois documentos seria que a elevasse a escolaridade dos brasileiros fosse elevada, e que o sistema escolar em todos os seus seguimentos fossem adequados à nova realidade apresentada.

Nessa perspectiva, a Biblioteca escolar e universitária tem como vinculo entre a informação e o usuário em questão, no qual, a visão desta unidade de informação está intrinsecamente ligada às necessidades básicas informacionais da comunidade de usuários que atende. E deixando a visão tecnicista do tratamento do acervo bibliográfico em questão e abarcando uma nova visão holística e de caráter investigativo, visualizando sempre a pesquisa científica em busca das soluções propostas pelos problemas que a sociedade pós-moderna insere seus indivíduos.

Portanto, a biblioteca escolar e universitária milita nos seguintes pontos:

  1. Oferecer aos seus usuários informações em todos os suportes (impresso ou digital), nos mais diversificados tipos e ambientes;
  2. Oferecer informação de qualidade e alta relevância aos seus usuários;
  3. Oferecer tipos diversos de serviços:
    • DSI (Disseminação Seletiva da Informação);
    • Referencia (Direcionar a busca do usuário para as informações relevantes a sua pesquisa);
    • Educação e Treinamento dos usuários nas bases de dados disponíveis na biblioteca;
      Normalização e Orientação Metodológica dos aos usuários quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso;
    • Dinamizar o acervo físico e digital de tal forma que atenda a toda a comunidade pedagógica em questão.

Sendo assim, a Biblioteca Pastor Virgílio Faria sediada no Colégio e Faculdade Batista tem em pauta essa missão de inserir a sua comunidade pedagógica (alunos, professores e funcionários) nesse novo cenário traçado pelas novas tecnologias de comunicação em massa.

Sistema Pergamum

Acervo OnLine


Periódicos e Fontes

  • Administração
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Teologia
  • Edu. e Ciências Humanas
  • Livros

Arquivos PDF

Estudos Bíblicos
Devocional
Baunman
Paulo Freire
Teoria Musical
Estudos Apologéticos
Estudos de Filosofia
Livros de Sociologia
Estudos de Teologia
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais
Ciência Política
Ética
História dos Batisa
Psicologia
Antropologia
Metodologia Científica

Trabalhos de Conclusão de Curso

Links Interessantes