fa Biblioteca Pastor Virgílio Faria

Sobre a Biblioteca

O sistema educacional brasileiro nos últimos 20 anos sofre mudanças acentuadas relacionadas à dinâmica de ensino e seus conteúdos administrados em sala de aula. Sendo assim, para atender as exigências do mercado nacional e internacional, que uma vez voltado ao novo paradigma social: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. E nessa sociedade têm como sua matéria prima a INFORMAÇÃO, que é a impulsionadora dos bens de consumo, e herdeira das demais sociedades industriais é voltada para as seguintes questões:

Nesse novo contexto surge então, o sistema educacional brasileiro deverá criar um novo perfil de profissionais, com características distintas das demais sociedades antecessores a essa:

Com todas essas mudanças, o comportamento diante desses disparates sociais também sofre mudanças bruscas. Para corresponder a esse novo mercado nacional e internacional, o Brasil também se adequou, com a construção de dois documentos que favorecem a essas mudanças: O Livro verde e o Livro Branco. Ambos os documentos foram lançados no ano de 2000, no Senado Federal com intuito de traçar as diretrizes brasileiras na absorção das novas tecnologias surgidas na ocasião e diluir as exigências internacionais nesse novo mercado brasileiro em constante crescimento, uma vez, que nessa mesma década, o Brasil consegue atingir a estabilidade econômica com o Plano Real.

Uma das exigências descritas nesses dois documentos seria que a elevasse a escolaridade dos brasileiros fosse elevada, e que o sistema escolar em todos os seus seguimentos fossem adequados à nova realidade apresentada.

Nessa perspectiva, a Biblioteca escolar e universitária tem como vinculo entre a informação e o usuário em questão, no qual, a visão desta unidade de informação está intrinsecamente ligada às necessidades básicas informacionais da comunidade de usuários que atende. E deixando a visão tecnicista do tratamento do acervo bibliográfico em questão e abarcando uma nova visão holística e de caráter investigativo, visualizando sempre a pesquisa científica em busca das soluções propostas pelos problemas que a sociedade pós-moderna insere seus indivíduos.

Portanto, a biblioteca escolar e universitária milita nos seguintes pontos:

  1. Oferecer aos seus usuários informações em todos os suportes (impresso ou digital), nos mais diversificados tipos e ambientes;
  2. Oferecer informação de qualidade e alta relevância aos seus usuários;
  3. Oferecer tipos diversos de serviços:
    • DSI (Disseminação Seletiva da Informação);
    • Referencia (Direcionar a busca do usuário para as informações relevantes a sua pesquisa);
    • Educação e Treinamento dos usuários nas bases de dados disponíveis na biblioteca;
      Normalização e Orientação Metodológica dos aos usuários quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso;
    • Dinamizar o acervo físico e digital de tal forma que atenda a toda a comunidade pedagógica em questão.

Sendo assim, a Biblioteca Pastor Virgílio Faria sediada no Colégio e Faculdade Batista tem em pauta essa missão de inserir a sua comunidade pedagógica (alunos, professores e funcionários) nesse novo cenário traçado pelas novas tecnologias de comunicação em massa.

Sistema Pergamum

Acervo OnLine


Periódicos e Fontes

  • Administração
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Teologia
  • Edu. e Ciências Humanas
  • Livros

Arquivos PDF

Estudos Bíblicos
Devocional
Baunman
Paulo Freire
Teoria Musical
Estudos Apologéticos
Estudos de Filosofia
Livros de Sociologia
Estudos de Teologia
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais
Ciência Política
Ética
História dos Batistas
Psicologia
Antropologia
Metodologia Científica
Plantação de Igrejas
Português Instrumental
Movimentos Religiosos Contemporâneos
Matriz Histórica das Religiões Brasileiras

Trabalhos de Conclusão de Curso

Links Interessantes