Público alvo

Ministros Eclesiais, Professores de Ensino Religioso, pesquisadores em religião, profissionais de diversas áreas de formação que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos.

Coordenação Geral

João Boechat

Justificativa

O campo religioso no Brasil desperta atenção e instiga seu estudo e interesse, seja pela Sociologia, Antropologia, História, Filosofia, Psicologia, Medicina e outras áreas do conhecimento que isoladas dificilmente darão conta de fornecer uma visão ampla do fenômeno religioso. Entendemos que o fenômeno religioso através da história tem destacado papel nas relações humanas e sociais. O conhecimento a seu respeito é de fundamental importância para compreender a história e as atividades humanas, inclusive os recentes conflitos mundiais. Tal fato abre espaço para estudiosos especialistas na questão religiosa, em suas múltiplas dimensões. Além disso, em vista do momento atual do Ensino Religioso no Brasil e os desafios advindos para todos que atuam na área, este curso se fundamenta também na importância de formação docente em torno da fundamentação teórica e metodológica em Ciências da Religião e sua transposição didática para o Ensino Religioso no Brasil. Desta maneira, este curso pretende também apresentar aos sujeitos que dialogam e atuam com o Ensino Religioso e Ciências da Religião as diferentes perspectivas de abordagem que contribuem em sua prática e ação docente.

Objetivo Geral

Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos do fenômeno religioso, a fim de subsidiar profissionais de diversas áreas de atuação e docentes do Ensino Religioso com fundamentos e metodologias que assegurem o respeito à diversidade cultural religiosa no cotidiano escolar e na sociedade de um modo geral.

Objetivos Específicos

– Compreender a inter-relação entre culturas e tradições religiosas, suas origens, contextualização e desenvolvimento;

– Conhecer as diferentes elaborações e interpretações dos textos sagrados orais e escritos de matriz oriental, semita, africana e indígena;

– Conhecer os fundamentos e elementos básicos do fenômeno religioso na diversidade cultural brasileira e mundial;

– Analisar paradigmas educacionais determinantes dos processos pedagógicos metodológicos da educação brasileira, suas contribuições, consequências e ingerências no componente curricular de Ensino Religioso;

– Subsidiar o tratamento didático do Ensino Religioso, por meio de referenciais teórico-metodológicos que acolham e respeitem a diversidade cultural religiosa;

Estrutura Curricular

  • Introdução às Ciências da Religião
  • Sociologia da Religião
  • Antropologia da Religião
  • Fenomenologia da Religião
  • História das Religiões
  • Textos Sagrados
  • Filosofia da Religião
  • Psicologia da Religião
  • Tópicos Especiais em Ensino Religioso
  • Metodologia da Pesquisa e TCC
  • Atividades Especiais

Docentes

  • Dr. Leonardo Gonçalves de Alvarenga
  • Dr. Ricardo Lengruber Lobosco
  • Dr. Fábio Py Murta de Almeida
  • Me. Flavio Chaves
  • Me. João Ricardo Boechat
  • Me. Alonso Colares

Período de realização

Duração: 18 meses

Dias/horário: Sábados – 8h às 17h. (quinzenal – sujeito a alterações)

Carga Horária: 360 horas

Inscreva-se

Informações/Inscrições
(22) 2101-0021