Pós Graduação  – Terapia Cognitivo Comportamental

A Psicoterapia Cognitivo-comportamental é uma das principais representantes das abordagens de intervenção no escopo psicológico configurando-se como a linha de atendimento com maior crescimento nos últimos anos graças às crescentes e sólidas pesquisas que comprovam sua eficácia, seja na resolução de problemas ou conflitos inerentes à vida cotidiana como também no tratamento dos principais transtornos mentais.

O profissional com formação em TCC poderá oferecer aos seus pacientes um arsenal de técnicas que proporcionarão o alívio de suas demandas emocionais e mudanças comportamentais consistentes. O curso de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental amplia o arsenal teórico e técnico do Psicólogo por oferecer conhecimentos aplicáveis para dinamização de suas intervenções clínicas, hospitalares, institucionais e escolares. O aluno terá acesso a técnicas vivenciais de vanguarda que trazem eficácia à sua prática profissional em áreas diversificadas do saber.

Titulação:

Especialista em Terapia cognitivo-comportamental

Objetivo:

Capacitar profissionais de psicologia ou psiquiatria para identificação e avaliação de casos clínicos em consonância com a abordagem cognitivo-comportamental, favorecendo a formação para atuação interdisciplinar. Atender às necessidades consolidadas e emergentes dos pacientes na contemporaneidade, por meio de especialização de profissionais fundamentados nas atuais pesquisas científicas e sustentados por práxis crítica e ética.

Público-alvo:

Profissionais com formação superior na área de Psicologia ou Psiquiatria.

Nossos diferenciais:

  • Todos os nossos professores são especialistas em TCC e/ou na área específica de suas disciplinas (farmacologia, psiquiatria, oncologia, etc), com comprovada experiência nas áreas a serem lecionadas.
  • Nossos trabalhos de conclusão de curso são orientados e elaborados para se tornarem capítulos de livro a ser lançado e publicados ao final do curso, caso haja interesse por parte do aluno.
  • Nossos alunos são preparados clínica e academicamente, orientados para a pesquisa crítica, para a busca e aplicação prática do saber.
  • Exercemos uma coordenação democrática e próxima aos alunos ouvindo suas questões e trabalhando constantemente para atender as solicitações dos alunos.
  • Orientamos os alunos para exercerem o conhecimento adquirido no curso nas diversas áreas de atuação em psicologia: escolas, empresas, hospitais, área acadêmica, clínica, etc.

Coordenação

Erika Costa Barreto Monteiro de Barros
Psicóloga Clínica e Institucional
Doutoranda em Cognição e Linguagem
Especializada em Neuropsicologia
Mestre em Cognição e Linguagem
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
Mediadora e Conciliadora de Conflitos
Membro docente da ATC- Rio

Matriz Curricular Pós Graduação Lato sensu em Terapia Cognitivo Comportamental

UNIDADE I – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA TCC

  • Breve Histórico – A Terapia Comportamental; A Terapia Cognitiva e a TCC
  • Relação Terapêutica e Psicodiagnóstico
  • Técnicas em TCC
  • Habilidades Sociais
  • Argumentação Socrática
  • A terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais
  • Terapia do Esquema I
  • Terapia do Esquema II
  • ATC e Mindfulness

UNIDADE II – PSICOPATOLOGIA

  • Transtornos da Personalidade
  • Transtornos de Humor
  • Transtornos de Ansiedade
  • Transtornos Alimentares e distúrbios da imagem
  • Regulação emocional

UNIDADE III - CONTRIBUIÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS

  • Psicofisiologia do comportamento
  • Psicofarmacologia
  • Novas tecnologias e Avaliação Neuropsicológica
  • Dependência Química

UNIDADE IV - TCC PARA CASAIS

  • Terapia de casais com enforque em TCC
  • Terapia Famíliar com enfoque em TCC
  • Sexualidade
  • Estudos sobre casos de sexualidade

UNIDADE V - TCC E DESENVOLVIMENTO HUMANO

  • Desenvolvimento infanto-juvenil e Intervenções da TCC
  • Distúrbios da aprendizagem
  • As contribuições da TCC na prevenção e tratamento dos Transtornos do Envelhecimento

UNIDADE VI - TEMAS ATUAIS E A ABORDAGEM DA TCC

  • Atendimento a pacientes com ideação / tentativa de suicídio
  • Avaliação psicológica e acompanhamento para pacientes candidatos à gastroplastia
  • Atendimento a pacientes oncológicos
  • TCC para grupos
  • Intervenções Cognitivo Comportamentais nas organizações
  • Intervenções Cognitivo Comportamentais na escola
  • Intervenções Cognitivo Comportamentais em hospitais

UNIDADE VII – SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO

  • Diretrizes para projetos
  • Estágio supervisionado
  • Orientação para Projeto

Carga horária

O pós-graduando terá 72 horas/aula de estágio supervisionado com professor correspondente, 120 horas/aula de atendimento clínico (entrevistas, sessões de atendimento, sessões transcritas e leituras associativas) e 24 h/a de revisão de literatura supervisionada.

Pós Graduação Lato sensu em Terapia Cognitivo Comportamental – corpo docente

Ariadne Nunes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2012), pós-graduação em Terapia Cognitiva e Neurociências e em Psicologia Positiva, formada em Terapia dos Esquemas pelo Instituto Wainer, sócia fundadora do Projeto Pratique TCC. Atua na psicologia clínica com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) há 7 anos, atua na área acadêmica como professora e supervisora de formação em Terapia Cognitivo Comportamental na Instituições CEFI (Cuiabá), realiza também supervisões particulares individuais e em grupo.

Carolina Istoe
Doutoranda do Programa de Ciências Aplicadas à Produtos da Saúde da Universidade Federal Fluminense, com previsão de término em 2020. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, pesquisando sobre como as Novas Tecnologias de Informação influenciam na automedicação dos idosos participantes do projeto Terceira Idade em Ação da UENF. Possui especialização em Farmacologia Clínica e experiência Na área de Farmácia Hospitalar. Graduada em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá. Professora do curso de Enfermagem e Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. Avaliadora do INEP/MEC em Cursos de Graduação.

Cláudio Teixeira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora e residência médica em psiquiatria pelo Hospital Universitário da UFJF. É especialista em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva pela UFJF. Membro da Equipe de Saúde Mental do Centro de Saúde Escola de Custodópolis. Professor da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes. Sócio fundados da Clínica Vila Verde de Campos dos Goytacazes.

Erika Barreto
Psicóloga clínica e institucional, doutoranda e mestre Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui especialização em Terapia Cognitivo Comportamental e capacitação em avaliação psicológica e neuropsicológica. Mediadora e conciliadora de conflitos pelo Instituto de Mediação e arbitragem do Rio de Janeiro. Possui formação em Psicologia da Saúde pela UFRJ. Especializanda em Neuropsicologia pelo Instituto de Educação Superior Latino Americano de Belo Horizonte. Possui extensa experiência em docência do ensino superior e em coordenação de pós-graduação. Foi professora do curso de graduação em psicologia da UFF – Campos aprovada em primeiro lugar e atuou como docente nos cursos de graduação em psicologia e na pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental do Isecensa, também como coordenadora deste. Possui experiência em orientação e supervisão acadêmica, iniciação científica, metodologia em pesquisa e redação avançada em escrita acadêmica. Autora de capítulos de livros e artigos nas áreas de envelhecimento, neurociências e comportamento humano.

Autora / Organizadora dos Livros:
Os argumentos de Jean Paul Sartre em Prol da Liberdade.
Educação, gênero e sociedade

Heitor Hirata
Psicólogo com licenciatura plena em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui formação em terapia cognitivo-comportamental e título de especialista em Psicologia Clínica credenciado no Conselho Federal de Psicologia. Doutor e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como psicólogo clínico em prática privada e ministra aulas em cursos de formação e pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental em diversos estados brasileiros. Foi professor substituto do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2015) e é professor convidado de cursos de especialização como o da PUC-Rio, da Uni Redentor, do InTCC Rio, do Instituto Cognitivo de Terapias Cognitivas, dentre outros. Terapeuta cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Terapeuta cognitivo-processual certificado. Membro integrante da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio), gestões 2014-2016 e 2016-2019. Membro da Association for Contextual and Behavioral Science (ACBS). Primeiro autor da adaptação de Terapia Metacognitiva para Crianças e do livro “Preocupanda & Marrumina: entendendo a preocupação e a ruminação na criança” e do livro “Meu animalzinho morreu: ajudando crianças a lidar com a perda de seu bicho de estimação” (Editora Sinopsys).

Joaquim de Castro
Psicólogo (PUC-RJ), Terapeuta Cognitivo Comportamental (ATC-RJ), Terapeuta Cognitivo Comportamental (BECK Institute – Philadelphia), Especialização em Medicina Sexual (USP) & Especialização em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos (FioCruz)

Karine Manhães
Psicóloga clínica e institucional especialista em Terapia Cognitivo Comportamental é aluna especial do programa de Mestrado do curso de Cognição e Linguagem da UENF. Possui mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos e no desenvolvimento de todas atividades ligadas ao processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, administração de conflitos, dentre outras atividades.

Lívia Andrade
Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui Licenciatura e Graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes/RJ (UNESA). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA). É psicóloga clínica em consultório próprio há 8 anos atuando nas seguintes vertentes: atendimentos de casal, individuais e de família, como também, realizando avaliações psicológicas. Experiência na área de Saúde Coletiva nos seguimentos de Envelhecimento Humano, DST/AIDS, Gênero e Autoimagem.

Ludmila Lang
Psicologa pela Universidade Santa Úrsula e graduada em Administração pela Universidade Cândido Mendes. É especialista em Oncologia pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IseCensa, Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência docente, clínica e hospitalar na área da Psico-Oncologia,

Mariana Ramos
Psicóloga. Neuropsicóloga pela FMUSP. Mestre em Psicologia. Terapeuta Cognitivo Comportamental. Pós Graduada em: Terapia dos Esquemas, Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental; Saúde Mental, Reabilitação Neuropsicológica pela FMUSP e Neuropsicopedagogia (em formação). Professora e Supervisora Universitária nas áreas: Terapia Cognitivo Comportamental e Neuropsicologia. Pesquisadora dos Grupos: Saúde Mental além do consultório.

Autora dos Livros:
Diálogo Mente e Cérebro. Reestruturação e Reabilitação Cognitivas Numa Interlocução Entre Terapia Cognitivo Comportamental e Neuropsicologia.
Resiliência Para Crianças E Adolescentes: estratégias de Enfrentamento a estratégias de situação de frustração e resolução de problemas.

Priscila Maciel
Doutoranda e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), formação em Arteterapia, Educação e Saúde pelo Instituto Crescer (ISEC) e especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Superior de Ensino do Censa (ISECENSA). Atualmente está concluindo o curso de Pós-Graduação em Neuroaprendizagem pela Universidade A Vez do Mestre (AVM). Atua como Psicóloga Educacional e como Terapeuta Cognitivo Comportamental com ênfase em Crianças e adolescentes, Idosos e Relação Familiar.

Raquel Ayres
Professora do curso de Psicologia na Faculdade Arthur de Sá Earp – FASE; Professora no Mestrado Profissional em Terapia Cognitivo-Comportamental da Universo, Niterói; Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-RJ (2010); Especialização em Psicologia Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (2008); Especialização em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (2007); Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2005); Experiência nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar.

Sandro Vale
Professor/Supervisor Clínico da pós graduação e graduação na UNISUAM Pós Graduado e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Cândido Mendes (Projeto AVM/Cpaf-RJ)- 2015 Graduado em Psicologia pela PUC-Rio (2003)

Período de realização

Duração: 18 meses

Dias/horário: Sábados – 8h às 17h. (quinzenal – sujeito a alterações)

Carga Horária: 360 horas

Inscreva-se

Informações/Inscrições
(22) 2101-0021