PÓS-GRADUAÇÃO – NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia representa um campo de conhecimento que tem como principal objetivo a investigação das relações existentes entre o Sistema Nervoso Central, as Funções Cognitivas e o Comportamento, em condições normais e patológicas. Atualmente a Neuropsicologia é considerada, incontestavelmente, a nova ciência da mente, por não desconsiderar outras propostas terapêuticas de forma excludentes, sim complementares aos avanços do conhecimento do comportamento e funções cognitivas. Muito se fala em cognição, sem com isso considerar suas bases neuropsicológicas que são o alicerce do comportamento e das emoções.

O profissional especializado em Neuropsicologia está habilitado a fazer avaliações pré e pós-neurocirúrgicas, bem como acompanhamento de tratamentos de reabilitação neuropsicológica. Além disso, o Neuropsicólogo realiza avaliação neuropsicológica de distúrbios da aprendizagem e desenvolvimento em crianças, adultos e idosos. Cabe ressaltar que a Neuropsicologia representa um novo campo em perícias judiciais, oferecendo seus conhecimentos para elucidação e elaboração de laudos judiciais.

Titulação

Especialista em Neuropsicologia

Objetivo

O curso de pós-graduação em Neuropsicologia tem entre seus objetivos formar psicólogos para a prática da Neuropsicologia em todos os seus aspectos, sejam na avaliação neuropsicológica, reabilitação cognitiva, emissão de laudos neuropsicológicos, acompanhamento da evolução de pacientes psiquiátricos, tratamentos terapêuticos, avaliação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para tanto, o corpo docente é composto por profissionais capacitados, especialistas, mestres e doutores, com prática de longa data em suas especialidades e vasta experiência em suas áreas. O curso terá base teórica e prática, nas aulas específicas, com demonstração de casos clínicos e visitas hospitalares, em hospital de emergência, bem como instituições que trabalham com crianças e adolescentes portadores de deficiências mentais. O principal objetivo versa capacitar psicólogos para a prática da Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Avaliação e tratamento de distúrbios cognitivos e comportamentais decorrentes de alterações do Sistema Nervoso Central.

Público Alvo

Profissionais com Formação Superior na área de Psicologia.

Nossos Diferenciais

  • Todos os nossos professores são especialista em Neuropsicologia e/ou na área específica de suas disciplinas (anatomia, neurologia, neuroimagens, neurodiagnótico, farmacologia, psiquiatria, etc), com vasta experiência em suas disciplinas.
  • O curso que oferecemos tem o diferencial no seu enfoque prático. Ocorreram aulas em laboratório anatômico, em hospitais de emergência e nos últimos módulos o aluno terminará o curso praticando a Neuropsicologia com supervisão Clínica e Hospitalar de seus professores.
  • Nossos trabalhos de conclusão de curso são orientados e elaborados para se tornarem capítulos de livro ou artigos científicos a serem publicados ao final do curso, caso haja interesse por parte do aluno.
  • Nossos alunos são preparados para prática de Avaliações Neuropsicológicapré e pós-neurocirúrgicas, Acompanhamentos Neuropsicológicos, Reabilitação Neuropsicológica e Avaliação Neuropsicológica de distúrbios da aprendizagem e desenvolvimento em crianças, adultos e idosos.

Carga Horária

O curso será destinado a psicólogos, conforme resolução do Conselho Federal de Psicologia, por se tratar de especialidade específica do psicólogo, com duração de 24 meses, com carga horária de 360 h/a divididas em 223 horas de teóricas e 137 práticas.

Coordenação

José Alexandre

Psicólogo graduado pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza – FAMATH (1984). Neuropsicólogo (FUMEC, UFRJ, UERJ). Especialista em Psicologia da Educação (PUC-MG). Especialista em Saúde Pública (UNAERP- SP). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP). Formação em Psicologia Comportamental (WOLPE-RJ). Especialização em Neurociências, Cognição e Desenvolvimento Humano (UNIG) – em curso. Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Lecionou as disciplinas “Testes Psicológicos”, “Processos Cognitivos” e “Técnicas em Psicodiagnóstico” junto à Universidade Federal Fluminense (UFF) Polo – Campos dos Goytacazes, no período de 2011 à 2013, onde também ministrou dois cursos de extensão em Dependência Química. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Mente, Educação Inclusiva, Avaliação Neuropsicológica, Neurociências, perfil, ciências cognitivas, Neuropsicologia, drogas e instituições, dependência química. Perito judicial nas especialidades: Avaliação Neuropsicológica, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Dependência Química pelo Conselho Nacional de Peritos Judiciais. Foi coordenador de cinco Pós-Graduações de Terapia Cognitivo- Comportamental. Atualmente é psicólogo da emergência do Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes.

Grade Curricular

  • Da célula nervosa à cognição.
  • Neuroanatomia Descritiva e Funcional I (aula em anatômico).
  • Neuroanatomia Descritiva e Funcional IINeurofisiologia.
  • Percepção e Atenção.
  • Avaliação neuropsicológica da percepção e atenção.
  • Inteligência.
  • Avaliação neuropsicológica da inteligência.
  •  Avaliação neuropsicológica da Linguagem.
  • Memória e Aprendizagem.
  • Avaliação neuropsicológica da Memória e da Aprendizagem.
  • Funções Executivas.
  • Avaliação das Funções Executivas.
  • Transtornos da Aprendizagem I
  • Transtornos da Aprendizagem II
  • Neuropsicologia do Desenvolvimento.
  • Neuropsicologia do Envelhecimento.
  • Transtornos Psiquiátricos.
  • Transtornos Neuropsiquiátricos.
  • Psicofarmacologia I
  • Psicofarmacologia II
  • Neuroimages I
  • Neuroimages II (casos clínicos).
  • Reabilitação Neuropsicológica I/Neuroanatomia
  • Reabilitação Neuropsicológica II/ Neuroanatomia
  • Testes Neuropsicológicos I / Neuroanatomia.
  • Testes Neuropsicológicos II/ Neuroanatomia.
  • Testes Neuropsicológicos III/ Neuroanatomia
  • Testes Neuropsicológicos IV/ Neuroanatomia
  • Neuropsicologia Forense.
  • Prática Clínica
  • Prática Hospitalar
  • Avaliação Neuropsicológica / Seminários.
  • Trabalhos de Conclusão de Curso (Orientação).

Corpo Docente

Claudio Rodrigues Teixeira – Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui residência médica em Psiquiatria pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ePós-Graduação em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva pela UFJF. Atualmente atua como médico psiquiatra na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG), professor da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC) e Diretor Clínico da Clinica Vila Verde Saúde Mental.

Gabriel Correia Coutinho – Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Neurociências pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mestrado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB. Doutorado em Ciências Morfológicas pelo Programa de Ciências Morfológicas – UFRJ. Atualmente é professor do Centro Universitário Celso Lisboa.

Alina Lebreiro Guimarães Teldeschi – Graduação em Psicologia – Universidade Gama Filho. Mestrado em Ciências da Saúde – PGCM/UERJ. Especialização em Geriatria e Gerontologia – UNATI/UERJ. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental – ICCP. Presidente da Comissão Jovem da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp Jovem) na gestão de 2015 a 2017. Membro da SBNp Jovem nas gestões de 2013 a 2015 e 2017 a 2019. Experiência em avaliação neuropsicológica de crianças, adultos e idosos. Membro da equipe multidisciplinar do Centro de Neuropsicologia Aplicada e da MemoryClinic do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino no período de 2013 a 2019. Experiência em psicoterapia de adultos e idosos. Aulas um final de semana por mês

Renato Faria da Gama – Médico legista do Posto Regional de Polícia Técnico Científica de Campos dos Goytacazes. Perito judicial na especialidade de neurologia ao Tribunal de Justiça – RJ e TRF 1a. Região. Diretor técnico do Instituto Gama Medicina Personalizada e Integrativa. Coordenador Local do BrazilianBrain Bee. Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF. Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/ UERJ (Política, Planejamento e Administração em Saúde). Residência Médica em Neurologia pela UEL. Especialista em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura. Graduação em medicina pela UERJ. Iniciação Científica pelo Instituto de Biologia da UERJ (Departamento de Morfologia). Coordenador do Comitê Local da Olimpíada Brasileira de Neurociências em Campos dos Goytacazes. Vasta experiência assistencial na área de neurologia clínica de adultos e crianças nos ambientes hospitalar e ambulatorial. Experiência docente da disciplina de neurociências e semiologia, aplicando Metodologias Ativas.

Heloisa Helena B. S. Zingoni – Fonoaudióloga pelo Instituto de Medicina e Reabilitação (IBMR –RJ) , especialista em motricidade oral com enfoque em fonoaudióloga hospitalar pelo CEFAC-RJ, especialista em geriatria e gerontologia pela UFRJ, trabalha no Hospital Ferreira Machado (HFM) e na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG).

Karla Trindade – Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Neuropsicóloga pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com Ênfase em Neurociências (CPAF-RJ) e pós-graduanda em Neurociências Aplicadas (UFRJ-RJ).

Luciano Neves Reis – Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1996). Curso de Psiquiatria e Medicina do sono atualmente é médico da Prefeitura Municipal de Itaperuna, professor da Universidade Iguaçu, professor da Faculdade de Medicina de Campos e diretor médico do Instituto do sono de Itaperuna que funciona no Hospital São José do Avaí. Tem experiência na área de Psiquiatria, Medicina do Sono, Fisiologia e Farmacologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: dor, controle do movimento, ansiedade, depressão e doenças do sono.

Maria Amélia Penido – Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde fez mestrado e doutorado. È professora do departamento de psicologia da PUC Rio e professora do mestrado profissional em terapia cognitivo-comportamental da UNIVERSO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Colaboradora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas abordagens Cognitivo Comportamentais (NIPPACC/LABPR), Instituto de Psiquiatria (IPUB) UFRJ como pós doutoranda. Atua em consultório particular, fundou a Clinica Penido de Terapia Cognitiva (www.penidoterapiacognitiva.com.br) em que é sócia diretora e coordena uma equipe de psicólogas e uma clinica social, oferece também cursos na área de terapia cognitivo-comportamental e supervisão clínica. Tem interesse e experiência nas áreas de Terapias Cognitivo Comportamentais, Mindfulness, Terapia do Esquema e Terapia Cognitiva Processual, Transtornos Ansiosos e do Humor, Treinamento em Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo, Neurociências, Promoção da Saúde. É terapeuta Processual certificada. É Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio-2016-2019 www.atc-rio.org.br). É membro do Grupo de Trabalho “pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva cognitivo-comportamental ” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordena a Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-Rio.

Marlana Ribeiro Monteiro – Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Campos-RJ, em 1997. Especialista em Anatomia e Cinesiologia Humana pela UCB-RJ, em 2000. Pós-graduação, nível mestrado, em Morfologia Aplicada à Área de Saúde, em 2002, pela UNIFESP-EPM. Atualmente é Professora Titular da Disciplina de Anatomia Humana da Faculdade de Odontologia de Campos-RJ, Professora de Anatomia Humana dos Institutos Superiores de Ensino do Censa – ISECENSA/Campos-RJ, Professora de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina de Campos-RJ. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia. Cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Campos.

Carolina Crespo Istoe – Doutoranda do Programa de Ciências Aplicadas a Produtos da Saúde da Universidade Federal Fluminense, com previsão de término em 2020. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, pesquisando sobre como as Novas Tecnologias de Informação influenciam na automedicação dos idosos participantes do projeto Terceira Idade em Ação da UENF. Possui especialização em Farmacologia Clínica e experiência Na área de Farmácia Hospitalar. Graduada em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá. Professora do curso de Enfermagem e Medicina da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC. Avaliadora do INEP/MEC em Cursos de Graduação.

Mariana Fernandes Ramos dos Santos – Possui graduação em Psicologia. Licenciatura em Psicologia. Bacharel em Psicologia. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Pós Graduada em Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental. Pós graduada em Saúde Mental.Neuropsicóloga. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia. Mestrado em Psicologia pela UCP. Especialista em Psicomotricidade, Psicopedagogia e Ludoterapia. Professora Universitária no Centro Universitário São José. Coordenadora da Clínica Escola em Psicologia do Centro Universitário São José (Serviço de Psicologia Aplicada – SPA).

Arthur Martins de Souza Borges – Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC). Especialista em Neurocirurgia oncológica no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Atualmente Neurocirurgião e Diretor Clínico do Hospital Ferreira Machado (HFM).

André Luiz Aragão Viana – Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi assessor de coordenação do Curso de Psicologia entre 2002 e 2004. Atuou como presidente do Conselho do Idoso entre 2012 e 2014. Atualmente é Coordenador Técnico do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental de Campos dos Goytacazes e Psicólogo da Prefeitura Municipal de São João da Barra no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Período de realização

Duração: 24 meses

Carga horária: Teóricas – 223 h/a  –  Prática – 137 h/a

Investimento: R$ 480,00 (mensal)

Inscreva-se

Informações/Inscrições
(22) 2101-0021